A CTPS é um documento muito importante a título de comprovação do tempo trabalhado no momento do requerimento da aposentadoria.
Entretanto se por algum motivo você perdeu sua CTPS, não precisa se desesperar, pois ela não é a única fonte de comprovação do tempo de contribuição.
Neste artigo vamos abordar alguns tópicos, com intuito de sanar todas as suas dúvidas.
A carteira de Trabalho é de fato um documento muito importante no momento de requerer a aposentadoria. É através dela que você vai conseguir comprovar os vínculos trabalhista que teve durante toda sua vida laboral.
É isso mesmo, é através da carteira de trabalho que você poderá ter acesso aos seus direitos previdenciários, pois é nela que constam todas as informações, quanto ao tempo de serviço e salários de contribuição para Previdência Social.
E a perda da CTPS acarretará danos ao segurado?
Já vou te dizer que sim.
A perda da CTPS com certeza prejudicará a pessoa que estiver requerendo aposentadoria, afinal ficará mais difícil de comprovar o tempo de contribuição.
Mas não se desespere, a perda da CTPS não vai lhe tirar o direito de se aposentar, você apenas terá que providenciar outras formas de comprovação do tempo de contribuição.
Primeiramente faça um boletim de ocorrência, assim que perceber que perdeu o documento. Desta forma, ficará mais fácil de explicar a falta deste ao INSS.
Confira o seu CNIS. Mas o que é o CNIS? Você ainda não sabe? Já vou te explicar.
A maioria dos trabalhadores não sabem, mais todas as suas informações referentes ao trabalho e a previdência social se encontram em um registro do governo, o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
No CNIS além das informações fornecidas pelas empresas, também constaram as informações relacionadas as contribuições através de guia da previdência social (GPS/CARNÊS), na condição de contribuinte individual ou facultativo.
É por este motivo que é tão importante a análise do CNIS, se nele houver todas os vínculos empregatícios e contribuições, o segurando não precisará se preocupar.
Todavia, se no cadastro tiver alguma informação equivocada ou incompleta, o segurado terá que providenciar outras provas para comprovar seu tempo de contribuição.
E onde encontro o CNIS?
Para acessar seu CNIS é muito fácil, basta acessar o APP Meu INSS, onde será necessário realizar um cadastro e posteriormente será criada uma senha de acesso. Temos inclusive um artigo onde te explicamos o passo a passo de como usar o sistema.
Depois disso basta acessar o App e buscar pelo item Extrato Previdenciário (CNIS).
Depois de ter acesso ao CNIS verifiquei que contam divergências no meu cadastro, e agora, o que devo fazer?
É exatamente neste momento que você vai ter que providenciar outros meios de prova.
E qual será o tipo de documentação que servirá a título de comprovação?
Vou te dizer agora mesmo, a comprovação poderá ser feita através de provas materiais e testemunhais, desde que ajudem a comprovar as informações do segurado.
Os documentos mais utilizados a título de comprovação são:
E como esse tempo vai ser adicionado ao meu CNIS?
Existe duas maneiras, você pode anexar diretamente ao site Meu INSS, fazendo um requerimento de atualização do CNIS ou agendar através da central 135, atendimento presencial para este serviço.
Cumprindo este passo a passo, certamente você conseguirá comprovar todos seus vínculos trabalhistas e consequentemente somará o tempo de contribuição almejado.
Uma dica valiosa é buscar sempre por um advogado especialista, ele irá esclarecer todas as suas dúvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato conosco que estaremos a disposição para ajudá-los.